segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sistema JC entra em crise: cortes, demissões e arroxo na pauta


Olá amigos e amigas do meu Brasil #NãoVaiTerCopa. Tá barra continuar a postar novidades aqui, muita correria, blá blá blá uíscas sachê que vocês tão cansados de ler aqui.

As postagens rarearam, mas sei que ainda tem gente que olha essa bagaça, que ainda é o blog mais querido em linha da Caxangá que se junta com o Galo da Madrugada para formar o Oceano Atlântico. Mas chega de enROLAção e vamos ao ponto. 

A novidade é a seguinte: o meu querido Sistema JC está em crise. A abertura da JC News não rendeu os frutos esperados e a audiência não está satisfatória. De acordo com o último levantamento, a CBN está com quase o dobro de ouvintes (e olhe que a CBN nem tem um sistema formado por TV, jornal e portais para dar suporte) e lidera em todos os horários. Levou a audiência para outro dial. O investimento alto para criação da rádio não teve retorno ainda.



A crise ficou evidente quando recrutaram a gerente de jornalismo da TV Jornal, Beatriz Ivo de quem sou super fã, para assumir também a gerência das rádios. O cargo é de diretora de conteúdo, mas na verdade vai ser a manda-chuva para reorganizar a bagunça que fizeram. Além das contas que não fecham, entupiram a Rádio Jornal com estagiários que servem como repórteres para as duas rádios. Exploração total. :( Se você não tomar cuidado, tropeça em um estudante largado pela redação. Eu acharia massa, mas agora que me formei luto pelo emprego para os profissionais!!!

Além da situação delicada nas emissoras, o SJCC como um todo não está em um bom momento. A academia de ginástica, um dos pontos preferidos da galera desde a minha época como estagiário, foi fechada e a turma está reclamando. Todo mundo gordo e preguiçoso.

Na TV Jornal, sete foram demitidos. Os prestadores de serviço caíram fora. A programação mudou. Com o corte de profissionais, ficou inviável manter o TV Jornal Mais (que vinha apanhando rotineiramente da TV Clube com seu PE no Ar da linda Isly Viana) e o programa foi extinto sem dó, nem piedade. Lorena Gomes, muito talentosa, voltou a ser repórter desperdício que fizeram com a menina colocando no Interativo. Aldo Vilela manteve o programa de entrevistas da madrugada que agora vai ao ar de manhã. Diego Perez ainda está com o futebol.

O Plantão 190 foi esticado para tentar bater Cardinot, concorrente no horário. Vamos ver se dá certo.

Para piorar, as gratificações e bônus de todos os jornalistas foram cortados. A bronca foi tão grande que eles estão fazendo "freela" dentro do próprio sistema. Quem ouve a JC News notou uma presença constante dos repórteres do Jornal do Commercio e TV Jornal no ar. Quase sempre contando uma pauta, dizendo o que está fazendo pela rua... nada de substancial, quase sempre estão lendo o jornal do dia. Eles entram porque existe um esquema de "pontos": cada participação rende uma pontuação interna para estes profissionais que, no futuro, pode gerar benefícios.

Parece brincadeira. Também não acreditei quando me contaram, mas a informação veio de mais de uma pessoa e tenho certeza de que as duas não se conhecem.

Até apelidaram a pontuação de "Dotz". hehehehehe

Entrou no ar? Ganhou Dotz!

Crises são normais em empresas. E nessa área de comunicação, são bem frequentes e não devem assustar. Se as mudanças derem certo - e eu torço do fundo do meu coraçãozinho de melão por isso - rapidinho o SJCC volta a dar lucro para Painho Mendonça.

Diário, TV Tribuna, Globo e Folha nem se animem. É um ciclo pelo qual todo empreendimento passa.

2 comentários:

  1. Cara, botaram um pessoal ou muito verde ou sem identificação com o veículo. Dia desses, um dos "âncoras" se recusou a dizer o nome de um chinês - ou coisa parecida - que constava em uma notícia que ele "chupava" da internet. "Vou dizer esse nome, não!". E pronto. Noutra ocasião, Antônio Martins Neto dizia que o trânsito na Avenida Agamenon Magalhães estava começando a ficar complicado "no sentido cidade". Me diga aí qual é esse sentido... E um pouco antes, o comentarista de Web, que esqueci o nome, não parava de falar do "óculo" que o Google está lançando. É pra um olho só? E o mais interessante, principalmente entre os âncoras, é que eles TEM que ficar com a última fala nas entrevistas. Algo do tipo: "Muito obrigado, Fulano de Tal, uma boa tarde". "Boa tarde e um grande abraço", diz o entrevistado. "um grande abraço e até a próxima!", retruca o apresentador. "Estamos à disposição!", diz o entrevistado. "Obrigado, mais uma vez"!, diz o apresentador. "Foi um prazer fala com vocês!", diz o entrevistado. "O prazer foi nosso!", devolve o apresentador. Velho, se deixar, passam a tarde, ou a manhã, ou a noite, nessa história, contanto que a última palavra seja do(a) apresentador(a). Pelamordedeus! Isso sem falar dessa onda de boa educação, do tal do "obrigado pelas informações". Copiaram da Globo e dizem isso automaticamente, até pra bandido condenado por latrocínio e estupro. Tem que levar umas lapadas, mesmo, pra melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Juro que é verdade ... dia desses TOMAZ TURBANO perguntou pelo chat o que os debatedores achavam dessa ideia de implantar o metrô aéreo e, pasmem o entrevistador perguntou ao entrevistado e este respondeu. .. eu no carro rindo sem acreditar.

    ResponderExcluir